Mitos e verdades
Mitos e verdades

primeira vez

                       VIRGINDADE

• medos 
O principal medo é a dor do rompimento do hímem e o sangramento. O medo da gravidez na primeira relação está em segundo plano para as meninas. Os meninos já se preocupam se vão saber colocar a camisinha ou se não vão falhar na hora H. 

• primeira relação sexual?
Antigamente, a primeira relação sexual acontecia por volta dos 16-17 anos, mas hoje - no consultório - recebemos meninas de 12 anos que já mantém relações sexuais. 

• hímen 
O órgão genital da mulher é protegido pelos pequenos e grandes lábios, que o recobrem, fechando o que a gente chama de hímen. Existem vários tipos de hímen, como: multiperfurados, hímen complacente (elástico) ou de perfuração única.

• orgasmo 
O orgasmo é uma sensação pessoal e intransferível de bem estar. Dependendo do tempo das preliminares, a garota estará mais lubrificada e por isso é impossível comparar o orgasmo.

• Dicas para antes ou logo depois da primeira relação

1. É preciso procurar um ginecologista para ter uma avaliação clínica dos órgãos genitais e, nesta ocasião, o profissional pode ajudar prescrevendo um lubrificante vaginal e orientar sobre o prolongamento das preliminares para aumentar a excitação.

2. A vagina é elástica e se molda a todo tipo de pênis e – com o aumento da frequência de relações – deve se tornar indolor e prazerosa. O parceiro deve ter bastante paciência e, muitas vezes, a relação se dá de uma forma incompleta.

3. Deve haver o conhecimento de ambas as partes de que aquela é a primeira vez para um dos (ou para os dois) integrantes do casal. O homem deve criar um clima de confiança e carinho. Ele deverá ser mais delicado com o ato e principalmente prolongar as preliminares. Quanto mais a garota estiver excitada, menor é a chance de incomodar. Assim, relaxada e com confiança, com certeza vai doer menos.

Perguntas de consultório
• O corpo muda após a primeira vez? 
Não há qualquer modificação no corpo depois da primeira vez. Não muda nada mesmo: nem seio, vagina, cintura ou quadril. É importante lembrar que o corpo poderá mudar (e isso também irá variar de menina para menina) quando se começa a tomar hormônios encontrados nos contraceptivos.

• Toda mulher sente dor ao perder a virgindade?
Nem sempre. Na relação entre homem e mulher ocorre a penetração e rompimento do hímen, que pode ser ou não doloroso dependendo da delicadeza do parceiro, mas - com certeza - pouco confortável nas primeiras relações e isso significa que pode doer. Mas nem todas as mulheres sangram ou sentem dor na primeira vez, é natural do corpo estar preparado para esse momento.

• Toda mulher sangra ao ter o hímen rompido?
Não necessariamente. Estatísticas mostram que 20% das meninas nem apresentam sangramento na primeira transa. O hímen complacente, por exemplo, não se rompe e a menina nem sangra na relação, ficando virgem sempre.

• É possível perder a virgindade com absorvente interno ou masturbação?
Colocar o dedo na vagina não indica que houve rompimento do hímen, pois algumas meninas colocam absorvente interno mesmo sendo virgens quando ficam menstruadas e não perdem a virgindade por isso. Somente o ginecologista pode dizer, após exame, se você tem ou não o hímen íntegro. 

• É possível reconstituir o hímen?
Sim, através de cirurgia.

• Quais são os mitos mais conhecidos sobre a virgindade?
Existe muito mito sobre a primeira vez, mas na verdade apenas há o desconhecido num campo que será explorado com o tempo. Por isso, a idéia de que deve ser doloroso, sangra muito, a mãe perceberia que a menina não é mais virgem ou a questão da maior chance de engravidar porque está tudo 'se abrindo', é lenda.

- É verdade que não se pode engravidar na primeira vez?

MITO! Se a garota estiver no período fértil (no período de ovulação) pode engravidar, sim. Por isso, use camisinha sempre!

- O corpo da garota vai mudar depois da primeira vez?

MITO! Isso não acontece.

- Tem como o garoto saber que ela não é virgem se ela não contar?

Não, não tem! Até para um médico é difícil saber se houve ruptura do hímen. Não há mudança na sensação para o homem.

- A primeira vez é sempre dolorida?

MITO! Se a menina estiver relaxada, à vontade com o parceiro e segura, pode ser que não doa.

- É verdade que alguns hímens não se rompem na primeira vez? Algumas pessoas podem nascer sem hímen?

Depende. Se houver penetração do pênis, então o hímen se rompe, sim. Mas pode acontecer de ele não se romper se só a cabeça do pênis entrar, por exemplo. São muito raros os casos de hímen complacente, aquele que não se rompe. Nunca soube de nenhum caso em que a mulher nasceu sem hímen. Existem alguns casos de má-formações genitais, mas são acompanhadas de várias alterações na genitália.

- Vai sair sangue? O que significa esse sangue?

O sangue é resultado da ruptura de algum ponto do hímen. Na maioria das vezes ocorre um sangramento discreto, mas isso não é regra. Pode ser que haja sangramento como pode ser que não.

- É normal não sentir prazer na primeira vez?

Totalmente normal não sentir prazer nas primeiras vezes. O prazer vem das descobertas, das sensações, do conhecimento do corpo, com o tempo, o casal vai se sintonizando e o prazer vem mais fácil.

- A garota pode perder a virgindade com masturbação?

Sim, desde que ela introduza qualquer objeto do diâmetro de um pênis a vagina. Só com o toque não.

- É verdade que na primeira vez não precisa usar preservativo?

MITO! Não, a primeira vez, do ponto de vista físico, é como qualquer outra relação: a menina pode engravidar e adquirir DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

- A garota pode tomar pílula anticoncepcional na primeira vez?

Sim, o ideal é começar a tomar pílula antes da primeira vez, para não haver esta preocupação na hora.

- Existe idade certa para começar a transar?

Não! O momento certo é quando a menina resolve que quer transar.

- Se a garota só faz sexo oral ainda é virgem?

Depende. Do ponto de vista físico sim, mas psicologicamente já entrou em contato com o sexo, com a intimidade que ele traz.

- A garota deve tomar algum cuidado especial após a primeira vez?

Ela deve usar camisinha SEMPRE para se proteger de doenças e se quiser se sentir mais segura, um contraceptivo para não engravidar.